segunda-feira, fevereiro 26, 2024

CNH Digital irá alertar condutores sobre a realização do exame toxicológico

Desde ontem, 28, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) começou a notificar, via CDT, aplicativo da CNH Digital, os condutores de todo o país que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido.

O exame é obrigatório para os portadores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E; o prazo para regularizarem a situação vai até o próximo dia 28 de dezembro.

Como serão feitas as notificações?

Multas por falta de exame toxicológico começam a voltar em 1º de julho
Imagem: PNE

As notificações pela CDT (Carteira Digital de Trânsito) serão feitas de três modos distintos:

  • Via notificação “push”, com uma mensagem de alerta na tela inicial do celular, para todos os condutores que estão com o exame vencido e precisam renová-lo;
  • Pela central de mensagens da CDT (sininho), que oferece todas as atualizações para o condutor;
  • Pela área específica do exame toxicológico na CDT, na qual há detalhes sobre a data da última coleta e quanto à necessidade de renovar o procedimento.

Além de todos esses meios de notificação no app, a Senatran encaminhará mensagem a todos os condutores que ainda não fizeram o teste e tiverem e-mail cadastrado no sistema. Aqueles que não realizarem o exame dentro do prazo estipulado poderão arcar com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH. Também voltam a valer as multas de condutores que estão com o teste vencido.

Vale lembrar também que o Contran determinou, pela Deliberação 268/2023, a data limite de 28 de dezembro para regularização dos exames toxicológicos vencidos. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, a revalidação vale para motoristas das categorias C, D e E que estejam com o exame toxicológico vencido. Clique aqui e saiba mais sobre o prazo.

Quem precisa fazer o exame?

O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias. Ele precisa ser realizado a cada 30 meses por motoristas das categorias C, D e E.

Quem precisa fazer o exame toxicológico até dezembro?
Imagem: PNE

Como usar a CDT?

  • Baixe e instale o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu smartphone;
  • Faça seu login ou crie seu cadastro no sistema gov.br, caso ainda não o tenha;
  • Cadastre os seus documentos no aplicativo;
  • Usufrua dos benefícios oferecidos pela CDT.

O aplicativo CDT também oferece outras funcionalidades, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a venda digital de veículos. Os usuários podem realizar o download gratuitamente do aplicativo na App Store e no Google Play.

Veja Também: Quem envia o resultado do toxicológico pro Detran?

Por Daniel Santana com informações do Ministério dos Transportes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados