CNT convida candidatos à presidência para falar sobre propostas para transporte

CNT convida candidatos à presidência para falar sobre propostas para transporte
CNT convida candidatos à presidência para falar sobre propostas para transporte

O transporte é um setor importante para o desenvolvimento do país. Por isso, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) está promovendo rodas de conversa com os candidatos à presidência com a intenção de entender as propostas de governo relacionadas ao setor de transportes. 

O espaço de fala foi chamado de Diálogo com os Presidenciáveis e integra o 5º Fórum CNT de Debates.  A expectativa da CNT também é disponibilizar aos políticos convidados sua nova publicação, O Transporte Move o Brasil: Propostas da CNT para o País.

“Manual” da CNT traz propostas para transporte

A Confederação elaborou o documento com base em análises e pesquisas da própria instituição e o fez em parceria com sindicatos, federações e entidades associadas.

O texto é composto de diretrizes para auxiliar na agenda estratégica do governo. Tudo isso, a fim de ajudar desenvolvimento do Brasil, sobretudo no que diz respeito ao transporte: ampliação, infraestrutura, competitividade, sustentabilidade econômica e ambiental e segurança jurídica para empresários e investidores. 

O documento orienta que a agenda estratégica deve contemplar necessariamente os 3 itens a seguir:

  • Ampliação da capacidade de investimentos pelos governos e iniciativa privada: sugerindo, por exemplo, programas e políticas públicas e incentivo ao privatizações e concessões; 
  • Medidas para melhoria do ambiente de negócios: reavaliação de modelos tributários, aumento na segurança pública para evitar roubos de carga, entre outros;
  • Estímulos a todos os modais de transporte: por exemplo, descarbonização, eficiência energética, investimentos nos setores ferroviário e portuário. A CNT estimou R$ 865 bilhões em gastos imediatos nos projetos que envolvam melhorias em todos os modais, conforme tabela abaixo.
CNT convida candidatos à presidência para falar sobre propostas para transporte
5º Fórum CNT, evento onde ocorreu o Diálogos com os Presidenciáveis
Foto: Reprodução do Youtube CNT

Agenda do Diálogo com Presidenciáveis da CNT

O primeiro a participar foi o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 28 de julho. Agora, a CNT aguarda a confirmação de concorrentes de outros partidos. Foram convidados aqueles políticos que estão em melhor posição na disputa eleitoral para presidência, de acordo com a Pesquisa CNT de Opinião

Os mais bem posicionados do levantamento feito no início do ano foram: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e João Dória (PSDB), que desistiu de concorrer em seguida. A mesma pesquisa revelou índices de rejeição e aprovação das ações do governo atual, retratados na reportagem do Pé Na Estrada em que os caminhoneiros contam o que esperam da próxima gestão (clique aqui).

Por Jacqueline Silva com informações da CNT.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui