Com diversas ações educativas, estamos na Semana Nacional de Trânsito 2023

Iniciou-se em todo o país a Semana Nacional de Trânsito de 2023. Neste ano, a SNT aborda as formas de deslocamento e as consequências ambientais e para a população provocadas pelo uso dos veículos.

O que acontece durante a semana?

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme estabelecido no CTB, o Código de Trânsito Brasileiro. Dessa forma, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito realizam atividades de educação, fiscalização e engenharia para uma maior conscientização de condutores e pedestres nas vias.

Vale destacar que, nesse mesmo período, também é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro. O objetivo é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo de veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

A Lei 12.587/2012 que determinou a Política Nacional de Mobilidade Urbana
Imagem: PNE

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.

O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito, direcionando as campanhas educativas durante este período.

Clique aqui e confira quais ações acontecerão em seu estado nesta semana

Número de infrações no ano

Os números da PRF, a Polícia Rodoviária Federal, apontam que o comportamento de muitos motoristas ainda é imprudente. De janeiro a agosto de 2023, foram registradas quase 3 milhões e 500 mil infrações. O índice corresponde a 84% do total de multas aplicadas em todo o ano passado.

O excesso de velocidade e as ultrapassagens proibidas, juntos, representam quase metade das infrações registradas pela PRF de janeiro a agosto deste ano. Ao todo, foram 1.693.324 autuações.

Número de infrações no ano
Divulgação: PRF. Arte: PNE

As duas condutas, inapropriadas para o trânsito seguro, foram a causa principal de 3.834 do total de 44.108 acidentes de janeiro a agosto de 2023. As ocorrências resultaram em 542 pessoas mortas e 4.941 feridas.

Maio Amarelo

Outro momento importante no ano para conscientização dos condutores no trânsito é o mês de maio. Em 2023, conversamos com um instrutor e conselheiro de trânsito em São Paulo, que treina motoristas profissionais, e ele destacou a importância da prática da direção defensiva e outras ações de segurança. Clique no vídeo abaixo e confira:

Veja Também: Semana do Trânsito: por que alguns motoristas dirigem cansados?

Por Daniel Santana com informações do Ministério dos Transportes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados