Encarroçadora apresenta modelo para ônibus elétrico na BusBrasil Fest 2025

ÔnibusEncarroçadora apresenta modelo para ônibus elétrico na BusBrasil Fest 2025

A Caio, encarroçadora paulista, apresentou modelo inédito para ônibus elétrico na BusBrasil Fest 2025. Em tempos de transição enérgica e a adesão dos elétricos no trânsito urbano, é comum que as marcas usem novas tecnologias. 

Além disso, visando a Lei 16.802/2018, as concessionárias não poderão mais comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam o cronograma de redução de emissão de poluentes, como os elétricos. 

Hoje, os ônibus movidos a bateria representam o modelo que melhor atende os termos da legislação de combate à poluição. 

Portanto, a Caio patrocinou e participou da 21ª edição da BBF – Feira de Ônibus Clássicos e Modernos, que ocorreu na Pedreira do Chapadão, em Campinas (SP).

 

O que é essa nova solução de carrocerias para ônibus?

Durante a Feira, a Caio, em colaboração com a Blu Electric, empresa voltada a soluções de mobilidade elétrica, apresentaram ao público sua nova carroceria, o eApache Vip, recentemente incorporada ao portfólio de produtos. 

Este modelo foi exposto nas configurações de 12,3 e 9,8 metros, ambas em chassi piso alto, com ar-condicionado, elevador na porta central e sistema multiplex.

Na configuração de 12,3 metros, o modelo possui largura externa de 2.530 mm e altura externa de 3.500 mm. O veículo transporta 39 passageiros sentados (incluindo PPD e motorista) e 42 em pé, totalizando 81 pessoas.

Já o veículo de 9,8 metros tem capacidade para 27 passageiros sentados, 30 em pé, totalizando 57 pessoas e possui a mesma largura (2.530 mm) e altura (3.500 mm).

Logo, ambos os ônibus possuem sistema de eletrificação Blu Electric, com autonomia de 280 km, velocidade máxima de 70 km/h e rampa máxima de 20%.

 

Ônibus elétrico é a solução para o transporte urbano

A demanda por veículos elétricos está em crescimento contínuo, especialmente em áreas urbanas. A Caio desenvolveu o eApache Vip para atender a essa necessidade, focando em localidades e licitações onde o eMillennium não se aplica.

As configurações específicas da carroceria, como o comprimento, facilitam a manobrabilidade e aumentam a eficiência do veículo em bairros menores.

O modelo já foi utilizado como protótipo e adquirido por um cliente em São Paulo. Além disso, as perspectivas da marca é de atender mais regiões do Brasil e até mesmo o mercado exterior.

 

O que é a BusBrasil Fest?

A BusBrasil Fest reúne anualmente ônibus históricos e inovadores, além de profissionais do setor e admiradores de todo o país. É uma feira que resgata memórias, valoriza a história do transporte coletivo nacional e reforça a importância desses veículos como parte da cultura brasileira.

Contudo, a feira aconteceu neste final de semana no interior de São Paulo e contou com a participação de outras empresas como: VB Transportes e Turismo, Rápido Luxo, Rápido Sumaré, Imperial, Sambaíba, Capellini e West Side, além da SPTrans com modelos clássicos e atuais, incluindo o serviço Atende.

 

Veja também: Ônibus rodoviário a gás está quase pronto para operar

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados