Megaoperação da Cetesb fiscaliza mais de 34 mil veículos

NotíciasMegaoperação da Cetesb fiscaliza mais de 34 mil veículos

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), montou megaoperação para fiscalizar mais de 34 mil veículos.

Com isso, fiscalizou-se 34.217 veículos movidos a diesel em uma megaoperação de combate à poluição atmosférica.

No total, a fiscalização autuou 404 veículos por irregularidades, ou seja, 1,5% das abordagens.

Megaoperação Cetesb fiscaliza 34 mil veículos

A ação, que integra a Operação Inverno 2025, ocorreu em 27 pontos estratégicos e contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Rodoviária Federal.

Portanto, o foco foi coibir emissões acima, ou seja, especialmente no período que antecede a estiagem.

Veja os equipamentos utilizados pela Cetesb

Com isso, os autuados podem obter 70% de desconto na multa ao realizar a manutenção necessária e apresentar um laudo de emissão dentro do prazo.

O benefício está previsto na Deliberação Normativa nº 43/2021, que regulamenta o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PCPV).

Durante as abordagens, agentes utilizaram opacímetros para medir a densidade da fumaça, realizaram testes com ARLA 32 para verificar a redução de emissões e aplicaram a Escala de Ringelmann para avaliação visual das emissões.

Saiba as cidades que tiveram mais infratores

Entre os pontos com maior volume de veículos fiscalizados estão: Osasco (7.090 veículos), São José dos Campos (2.525), Campinas (2.282) e Registro (1.720).

Já os locais com maior percentual de veículos irregulares foram Bauru (5,3%), Santo Amaro (5,2%), Franca (3,9%) e Presidente Prudente (3,7%).

A fumaça preta se intensifica no outono e inverno

Esta foi a segunda megaoperação da Cetesb em 2025. Na primeira, em 13 de maio, agentes fiscalizaram 37.959 veículos e aplicaram 490 autuações.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados