O mundo das picapes está sempre cheio de novidades. A Foton, fabricante chinesa de caminhões, acaba de anunciar o lançamento da Tunland no mercado brasileiro. Já a Fiat celebra 700 mil unidades da Strada.
A chegada dos modelos V7 e V9 promete agitar o segmento, pois promete preços cerca de 20% abaixo dos concorrentes diretos.
O modelo Tunland V7, por exemplo, será comercializado a partir de R$ 279.990, enquanto a Tunland V9, estará disponível por R$ 299.990.
A V9 se destaca pelo requinte e tecnologia embarcada. Equipada com suspensão traseira independente, teto solar panorâmico e pacote ADAS.
Novidades no mundo das picapes: Foton e Fiat Strada
São 5617 mm de comprimento, 2090 mm de largura e 1955 mm de altura, com distância entre-eixos de 3355 mm.
Já a V7 foi projetada para lidar com aplicações mais exigentes. Usa suspensão traseira com feixe de molas e tem design robusto.
A transmissão das duas versões é automática de oito velocidades, assinada pela ZF. O sistema de tração 4×4 com acionamento eletrônico, controle de descida e bloqueio do diferencial traseiro, aliados à estrutura reforçada.
A Tunland é a primeira picape do Brasil a contar com um sistema híbrido diesel/elétrico. Logo, as picapes entregam 175 cv e 445 Nm.
Enquanto chinesas chegam, brasileira se consolida
A Fiat celebrou 700 mil unidades produzidas da Strada. Lançada em 2020, a nova geração da picape é o veículo mais vendido do país há quatro anos.
Em todo 2024, o modelo vendeu mais de 144 mil unidades, ampliando para 5,8% a participação de mercado no acumulado do ano.
Neste ano, a Fiat Strada fechou o mês de maio com 51.207 unidades comercializadas nos cinco primeiros meses de 2025.
Com isso, o modelo continua na liderança do mercado e caminha para a mais um ano de liderança.


Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.