Farol baixo nas rodovias: mais segurança no trecho

O uso do farol baixo nas rodovias já é uma rotina dos motoristas, pois garante uma melhor visibilidade, podendo proporcionar maior segurança a todos. Logo, é importante que os condutores estejam atentos às regras para não colocar em risco a sua segurança e a de outros usuários.

A importância da utilização do farol baixo nas estradas

A utilização do farol baixo deve seguir o que está previsto no CTB, o Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece as regras para a aplicação do equipamento tanto em trechos rodoviários quanto urbanos.

A importância da utilização do farol baixo nas estradas
Imagem: PNE

Em abril de 2021, o CTB passou por reformulação e modernização, com a aplicação da Lei 14.701/2020. Além de modificar algumas regras em relação à Carteira Nacional de Habilitação e normas gerais de direção, a lei fez alterações no uso do farol baixo, principalmente nas rodovias. Entre as novidades está a determinação da utilização durante o dia em pistas simples, pois elas não trazem uma divisão física. O mesmo vale em casos de neblina, cerração e túneis.

De acordo com o artigo 250 do CTB, não utilizar o farol baixo ligado durante o dia nas rodovias onde seu uso é obrigatório gera uma infração média, uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. Além disso, estão sujeitos à mesma penalidade os condutores que substituem o farol baixo pelo alto ou pelo DRL e também aqueles que não acendem o farol baixo durante a noite.

“Para garantir a segurança de todos e prevenir acidentes na estrada, o uso correto do farol baixo é muito importante. Ele não serve apenas para iluminar a estrada no período noturno, mas também para garantir que os veículos sejam vistos em todas as situações”, afirma Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

Farol baixo no caminhão
Imagem: PNE

Em dias de sol intenso, por exemplo, alguns veículos podem ficar ofuscados pela própria cor ou até pelo formato do carro. É nesse momento que surge a importância do farol, que possibilita a visibilidade do veículo para quem está no sentido oposto.

Além disso, vale destacar que se deve utilizar o farol baixo e não alto, uma vez que a alta luminosidade pode afetar a visibilidade dos outros condutores. Lembrando que o farol baixo continua sendo obrigatório durante a noite em todos os tipos de estradas. A seguir estão mais detalhes dos seus diferentes tipos e usos:

  • Farol de Rodagem Diurno (DRL)

É acionado no momento que o veículo é ligado, e seu uso é fundamental durante o dia para melhorar a visibilidade do próprio automóvel por outros motoristas. Se o veículo não tiver DRL, deve-se utilizar o farol baixo.

  • Farol baixo

É usado para iluminar a frente do veículo com um feixe de luz para baixo, para não ofuscar a visão dos outros motoristas. Deve ser empregado em túneis, rodovias e qualquer via durante a noite.

  • Farol alto

Com feixe de luz mais potente e angulado para cima, o farol alto é restrito e utilizado somente em casos específicos. Pode ser acionado para alertar outros motoristas para realizar uma ultrapassagem e avisar sobre algum problema na pista. Em caso de direção na pista contrária, deve ser desligado.

  • Farol de milha

Mais potente que o farol alto, o farol de milha possui um feixe de luz estreito e muito forte. Por sua vez, é restrito a uso em rodovias sem iluminação e deve ser desligado com a presença de outros veículos.

  • Farol de neblina​​​

Em caso de incidência de neblina, a visibilidade do motorista fica comprometida. Para solucionar esse problema, são acionados os faróis de neblina, que possuem um feixe de luz largo apontando para o chão, além de uma lanterna traseira para avisar os motoristas que vêm atrás. Se o veículo não tiver farol de neblina, deve-se usar o farol baixo.

Farol no teto do veículo, pode? Quando usar?

Em outubro de 2021, recebemos reclamações do pessoal alegando que o farol alto pode ofuscar outros veículos. Então, por que ele vem de fábrica em algumas montadoras? Quando usar esse tipo de farol? Clique no vídeo abaixo e saiba mais:

Veja Também: Motorista conta que quase tombou por conta de farol alto na cara – Papo de Boleia

Por Daniel Santana com informações da ARTESP e do CTB Digital

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