Furtos e roubos de veículos pesados diminuem 14,3%, em São Paulo, em 2024. Os dados são da Tracker, empresa de rastreamento e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
Atingindo 2.030 registros nos 10 primeiros meses de 2024, em comparação com as 2.368 ocorrências de 2023. Os dados apontam para uma dinâmica mista de mudanças, com implicações significativas para a segurança pública e logística.
Furtos e roubos de veículos pesados diminuem 14,3%
Para o pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) há uma melhora na eficiência dos sistemas de rastreamento e recuperação de veículos, possivelmente devido à implementação de novas tecnologias.
Os furtos e roubos de veículos, que em 2023 totalizaram 628 casos, aumentaram para 653 em 2024, um acréscimo de 4%.
“Este aumento pode ser reflexo de uma maior vulnerabilidade em locais de estacionamento ou uma possível mudança no comportamento dos criminosos, que podem estar optando por ações menos violentas”, analisa o gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.
Furtos estão em alta, mas os roubos diminuíram
O crescimento dos furtos foi mais expressivo nos meses de agosto (+111%) e setembro (+18,4%), quando comparados aos mesmos meses de 2023. Por outro lado, meses como fevereiro e maio apresentaram uma redução significativa, de 43,7% e 25,3%, respectivamente.
O número de roubos caiu substancialmente, de 1.740 registros em 2023 para 1.377 em 2024, uma queda de 20,9%.
Entre os meses analisados, o mês de junho destacou-se com a maior queda percentual nos roubos, passando de 196 casos em 2023 para 116 em 2024, uma redução de 40,8%.
Contudo, o mês de julho apresentou um aumento de 10,2%, indo de 187 para 165, o que requer atenção específica das autoridades.
Ocorrências por Tipo de Veículos Pesados
Caminhões: Em 2024, houve uma queda significativa nas ocorrências envolvendo caminhões, que passaram de 1.100 em 2023 para 923, representando uma redução de 16,1%.
Caminhões-tratores: As ocorrências com caminhões-tratores também diminuíram, embora de forma mais moderada. De 617 casos em 2023, o número caiu para 564 em 2024, uma redução de 8,6%.
Reboques: No caso dos reboques, houve uma redução acentuada de 21,7% no total de ocorrências, passando de 166 em 2023 para 130 em 2024.
Semirreboques: Os semirreboques apresentaram uma redução menos uniforme, com uma queda de 14,8% nas ocorrências, de 485 em 2023 para 413 em 2024. Em março de 2024, houve um aumento expressivo de 10,3% em relação ao mesmo mês de 2023.
Veja o ranking das cidades para furtos e roubos
São Paulo segue como a cidade com mais ocorrências de roubo de cargas no estado, com 373 casos em 2024 (18,37% do total). Com uma frota de 304.475 veículos, a capital paulista tem uma taxa de 1,22 ocorrências por mil veículos, abaixo de cidades menores.
Guarulhos e Campinas mantêm o alerta
Guarulhos registrou 128 casos, queda de 34% em relação a 2023, mas ainda apresenta uma alta taxa de 2,46 ocorrências por mil veículos.
Campinas também reduziu os índices em 25,3%, passando de 87 para 65 casos, com uma taxa de 1,52 por mil veículos. Ambas seguem como áreas de risco devido ao fluxo logístico.
Itapecerica da Serra e Paulínia no ranking de furtos e roubos
Itapecerica da Serra subiu no ranking, registrando 56 ocorrências e uma taxa de 1,45 por mil veículos. Paulínia, com 54 casos em 11.974 veículos, tem a maior taxa proporcional, 4,51 por mil veículos.
Santos e Embu das Artes: Cidades Estratégicas
No litoral, Santos, com 49 casos, e Embu das Artes, com 40, mantêm relevância devido à logística regional. Santos, com frota de 24.494 veículos, apresenta 2,00 ocorrências por mil veículos, reforçando o risco da área portuária.
Roubo de Carga ao Longo de Rodovias
Regiões como Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto seguem vulneráveis, combinando grandes frotas com acessos facilitados para criminosos. O cenário aponta desafios contínuos na segurança do transporte de cargas no estado.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.