quinta-feira, fevereiro 6, 2025

Rodovia da morte recebe R$ 10 bi para perder a má fama

RodoviasRodovia da morte recebe R$ 10 bi para perder a má fama

A rodovia mineira BR-381, popularmente chamada “rodovia da morte”, recebeu investimento de cerca de R$ 10 bilhões por meio do novo contrato de concessão.

Contudo, o Governo Federal e o Ministério dos Transportes têm esperança de que as melhorias rebatizem a estrada com o título de “rodovia da vida”. A concessão visa beneficiar 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e mais quase 25 mil veículos que trafegam diariamente pela estrada.

 

Qual a concessionária que vai administrar o trecho?

O trecho que passa a ser administrado pela concessionária Nova 381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, compreende 303,4 quilômetros de extensão e abrange 21 cidades.

O contrato, de 30 anos, pretende transformar a BR-381/MG em um modelo de segurança e irá criar 84 mil postos de trabalho, entre diretos, indiretos e efeito-renda.

“Em 2024 realizamos quatro leilões de rodovias mineiras, que representam um investimento direto de R$20 bilhões em Minas Gerais. Este será o maior volume de investimentos em infraestrutura de transportes do estado, impulsionando significativamente o desenvolvimento da região”, comemorou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Saiba mais: Minas Gerais aumenta o uso da borracha de pneus no asfalto

 

Plano de 100 dias começa agora

Neste mês de fevereiro, a Nova 381 inicia a execução do Plano de 100 dias, período em que será colocado em prática um pacote de melhorias prioritárias, como:

  • Intervenções no pavimento;
  • Roçagem da faixa de domínio;
  • Reparos iniciais em pontes e viadutos;
  • Limpeza das pistas;
  • Manutenção e reforço do sistema de iluminação.

Alinhada ao Novo PAC, a Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes ajustou os contratos para promover uma maior disputa, menor impacto financeiro aos usuários e rentabilidade adequada aos concessionários.

A concessão da BR-381/MG inclui um pacote de obras estruturais. Entre as principais estão:

  • Duplicação de 106 quilômetros de rodovia;
  • Construção de 83 quilômetros de faixas adicionais;
  • Correção de 51 pontos críticos no traçado;
  • Instalação de 20 passarelas para pedestres e recuperação de outras 3
  • Além disso, haverá a instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com todo suporte a esses trabalhadores, além de bases operacionais que prestarão suportes médico e mecânico emergenciais.

Importante destacar que o novo pedágio passará a ser cobrado um ano após o início das obras.

 

História dos leilões da BR-381/MG

Após três tentativas frustradas de concessão, devido à complexidade e aos desafios da BR-381/MG, o Ministério dos Transportes reestruturou o projeto e conseguiu atrair o interesse de três empresas.

A Concessionária Nova 381 venceu o leilão, em agosto de 2024, com a proposta de menor tarifa básica de pedágio. 

 

Conheça um pouco do motivo da BR-381 ser chamada de rodovia da morte

A BR-381-MG é uma estrada sinuosa, que serpenteia os morros do leste de Minas Gerais, cortando o Vale do Aço. Construída ainda na década de 1960, ela dá acesso aos estados do Espírito Santo, ao norte, e de São Paulo, ao sul. Clique na imagem abaixo e veja a história dessa rodovia.

Rodovia da morte recebe R$ 10 bi para perder a má fama
Rodovia da morte linha do tempo

Essa rodovia ficou conhecida como “rodovia da morte” pelo alto número de acidentes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que entre os anos de 2018 e 2023, ocorreram 3.960 sinistros de trânsito no trecho. Quatrocentas e vinte pessoas perderam a vida nessa estrada.

Veja os relatos dos moradores que percorrem a BR-381/MG e a criação do Sevor, Serviço Voluntário de Resgate. O grupo atua no apoio às vítimas e foi criado devido à quantidade de acidentes na BR. 

Relato de sobreviventes da BR-381 e Sevor

 

Veja também: Projeção tira BR-381 da morte e a coloca no paraíso

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.

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