A rodovia mineira BR-381, popularmente chamada “rodovia da morte”, recebeu investimento de cerca de R$ 10 bilhões por meio do novo contrato de concessão.
Contudo, o Governo Federal e o Ministério dos Transportes têm esperança de que as melhorias rebatizem a estrada com o título de “rodovia da vida”. A concessão visa beneficiar 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e mais quase 25 mil veículos que trafegam diariamente pela estrada.
Qual a concessionária que vai administrar o trecho?
O trecho que passa a ser administrado pela concessionária Nova 381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, compreende 303,4 quilômetros de extensão e abrange 21 cidades.
O contrato, de 30 anos, pretende transformar a BR-381/MG em um modelo de segurança e irá criar 84 mil postos de trabalho, entre diretos, indiretos e efeito-renda.
“Em 2024 realizamos quatro leilões de rodovias mineiras, que representam um investimento direto de R$20 bilhões em Minas Gerais. Este será o maior volume de investimentos em infraestrutura de transportes do estado, impulsionando significativamente o desenvolvimento da região”, comemorou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
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Plano de 100 dias começa agora
Neste mês de fevereiro, a Nova 381 inicia a execução do Plano de 100 dias, período em que será colocado em prática um pacote de melhorias prioritárias, como:
- Intervenções no pavimento;
- Roçagem da faixa de domínio;
- Reparos iniciais em pontes e viadutos;
- Limpeza das pistas;
- Manutenção e reforço do sistema de iluminação.
Alinhada ao Novo PAC, a Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes ajustou os contratos para promover uma maior disputa, menor impacto financeiro aos usuários e rentabilidade adequada aos concessionários.
A concessão da BR-381/MG inclui um pacote de obras estruturais. Entre as principais estão:
- Duplicação de 106 quilômetros de rodovia;
- Construção de 83 quilômetros de faixas adicionais;
- Correção de 51 pontos críticos no traçado;
- Instalação de 20 passarelas para pedestres e recuperação de outras 3
- Além disso, haverá a instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com todo suporte a esses trabalhadores, além de bases operacionais que prestarão suportes médico e mecânico emergenciais.
Importante destacar que o novo pedágio passará a ser cobrado um ano após o início das obras.
História dos leilões da BR-381/MG
Após três tentativas frustradas de concessão, devido à complexidade e aos desafios da BR-381/MG, o Ministério dos Transportes reestruturou o projeto e conseguiu atrair o interesse de três empresas.
A Concessionária Nova 381 venceu o leilão, em agosto de 2024, com a proposta de menor tarifa básica de pedágio.
Conheça um pouco do motivo da BR-381 ser chamada de rodovia da morte
A BR-381-MG é uma estrada sinuosa, que serpenteia os morros do leste de Minas Gerais, cortando o Vale do Aço. Construída ainda na década de 1960, ela dá acesso aos estados do Espírito Santo, ao norte, e de São Paulo, ao sul. Clique na imagem abaixo e veja a história dessa rodovia.

Essa rodovia ficou conhecida como “rodovia da morte” pelo alto número de acidentes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que entre os anos de 2018 e 2023, ocorreram 3.960 sinistros de trânsito no trecho. Quatrocentas e vinte pessoas perderam a vida nessa estrada.
Veja os relatos dos moradores que percorrem a BR-381/MG e a criação do Sevor, Serviço Voluntário de Resgate. O grupo atua no apoio às vítimas e foi criado devido à quantidade de acidentes na BR.
Relato de sobreviventes da BR-381 e Sevor
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.