A Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil celebra os 25 anos da chegada da Sprinter ao País. Para comemorar o marco, a fabricante lançou a websérie “De Sprinter Você Pode“, onde empreendedores de todo Brasil contam suas experiências com o veículo. No evento de apresentação, que ocorreu no dia 25 de outubro, a Mercedes levou três deles para falar sobre a importância da Sprinter para seus negócios e estilo de vida.
Depoimento de clientes sobre os 25 anos da Sprinter
Há 38 anos, Carlos Alberto Nunes fundou uma empresa de transportes de passageiros em São Bernardo do Campo, São Paulo, a Transportes Santa Maria. Logo que a Sprinter chegou ao Brasil, em 1997, ele adotou em sua frota cerca de 10 veículos do primeiro modelo da marca, o MB180. A frota cresceu e hoje conta com 70 unidades já nos modelos das gerações seguintes. Com isso, o empresário, afirma que também comemora os 25 anos de Sprinter no Brasil.
Para Andreia Pereira dos Santos, de Paulínia, São Paulo, a Sprinter trouxe uma oportunidade de ampliar suas possibilidades de atuação. No começo da pandemia por Covid-19, a cabeleireira criou uma forma de levar os seus serviços até a casa das clientes. Como pretendia dirigir um carro mantendo a categoria B, optou por adaptar uma Sprinter como salão de beleza, criando o Divan Beauty Truck. Ela garante que foi uma ótima escolha, pelo conforto que o veículo oferece. Além disso, a profissional utiliza sua Sprinter como motorhome quando quer viajar com a família.
A atleta de corrida Gabriela Rocha, de Dourados, Mato Grosso do Sul, não apenas tem uma Sprinter configurada como motorhome, como mora no próprio veículo há 6 anos. Ela fez essa opção porque precisa se deslocar para vários locais a fim de participar das competições de atletismo. “Ás vezes eu paro em frente ao local de competição com a minha ‘casa’ e fico esperando”, conta. Para a mato-grossense, o veículo traz segurança pelo tamanho e qualidade.
Conheça a Gabriela e assista ao vídeo em nosso Instagram que mostra detalhes da sua casa móvel (link).
“A Sprinter é um dos modelos da Mercedes-Benz mais próximos ao público brasileiro, participando de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país”, comenta Carlos Garcia, CEO e Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Breve histórico dos 25 anos de Sprinter no Brasil
Em 1994, a Mercedes-Benz começou a fabricar o primeiro modelo de van na Espanha, o MB180, primeira geração de Sprinter, quando ainda não recebia esse nome. Em seguida, o modelo foi lançado na Alemanha, em 1995, já com essa nomenclatura. Em 1997, o veículo chegou ao Brasil, marcando a entrada da Mercedes-Benz no segmento de veículos de médio porte, com peso bruto entre 3.5 e 5 toneladas. De 1994 até o momento foram vendidas 180 mil unidades da Sprinter no mercado brasileiro, segundo a Mercedes.
Os dois modelos da primeira geração da Sprinter focavam no segmento de carga, um lançado em 1997 e outro em 2004. A segunda geração chegou em 2012, trazendo mais conforto e tecnologia, com sistemas avançados de assistência como o programa de estabilidade, que atua para evitar tombamentos. Ainda em 2016, outro modelo da segunda geração passou a ser comercializado.
Em 2019 veio a terceira geração da Sprinter, com outros recursos de segurança como assistente de partida de rampa, assistente de vento lateral e câmera de ré. Em destaque, o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) que sinaliza e age na presença de obstáculos no veículo em uma velocidade a partir de 7km/h.
Em março deste ano, a Mercedes trouxe então a nova linha de Sprinter Street CDI com 163 cavalos para transporte urbano. Ainda, com motor que possui sistema de recirculação de gases e pós-tratamento que, segundo testes do Inmetro, reduziu em 6% o consumo de combustível na cidade e 11% na estrada, com menor índice de emissões de gases.
Versatilidade da Sprinter
Segundo Aline Rapassi, Gerente de Produto da marca, o portfólio da Sprinter conta com quatro modelos: van para passageiros, furgão vidrado, furgão, e chassi com cabine. Desse modo, é capaz de oferecer 87 configurações aos clientes que abrangem desde possibilidades de negócios até aplicações voltadas para estilo de vida, como por exemplo, adaptação para motorhome.
A representante cita a demanda do produto pelo setor público e privado para uso como ambulância. Além disso, aplicação para transporte escolar, fretamento e turismo, transporte de pessoas com mobilidade reduzida, carros de reportagem e chassis que atendem a construção civil e assistência técnica, e até para implemento com guinchos.
A fabricante reforça que a empresa vem adaptando as características do veículo respeitando a topografia do Brasil. E apontam que a Sprinter é um veículo leve para pessoas acostumadas a dirigir automóvel. “Alma de um carro com corpo de caminhão”, acrescenta Carlos Garcia, o CEO da Mercedes-Benz.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações de release e da coletiva de 25 anos da Sprinter no Brasil.