Em reunião de apresentação de resultados, o diretor de comercialização e logística da Petrobras, Cláudio Mastella, afirmou que vê a questão do fornecimento do diesel com cautela. O executivo declarou ainda que o cenário mais provável para o preço do diesel no segundo semestre é ele deve se manter no valor elevado parecido com o atual.
Gasolina x diesel
Dois fatores fazem com que o preço da gasolina fique casa vez mais distante do preço do diesel na bomba. Primeiramente vem a queda do ICMS da gasolina. Com a nova lei, os impostos baixaram para esse combustível. Entretanto, o imposto já era mais baixo para o diesel, então a lei não impactou o combustível usado em caminhões e ônibus.
O segundo fator é a queda do preço da Petrobras, que só este mês anunciou duas quedas do valor da gasolina e nenhuma do diesel. Esse cenário faz com que a gasolina esteja no menor valor em mais de um ano, enquanto o diesel segue acumulando altas.
E por que o preço do diesel não cai?
Segundo Cláudio, o diesel enfrenta aumento sazonal, menor oferta por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, uma possível indisponibilidade do refino americano e do Caribe por conta de temporada de furacões e paradas programadas de refinarias no Brasil.
Para que os fatores acima não levem ao desabastecimento, a petroleira afirma estar antecipando compras e reforçando estoques. No entanto, o executivo afirmou: “A expectativa é que o diesel fique nesse nível ou até mais forte”.
Dividendos e o novo presidente
Na reunião a Petrobras anunciou o lucro de R$ 54,3 bilhões no segundo trimestre deste ano e também uma distribuição recorde de dividendos. Como maior acionista, o governo leva a maior parte desse lucro, que deve ser usado para pagamentos dos auxílios aprovados pelo governo, incluindo o Bem-Caminhoneiro.
O mercado também notou a ausência do novo presidente da empresa, Caio Paes de Andrade, que também não estava no comunicado feito ao mercado com a apresentação dos resultados financeiros. O jornal O Globo apurou que o executivo estaria se recuperando de uma cirurgia.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
O preço do diesel em Barão é um dos mais elevados do país, um absurdo.
O custo da gasolina baixou nos postos, mas na infraestrutura dos estados e municípios, Afff!