Petrobras afirma que preço do diesel deve se manter elevado no segundo semestre

Após 12 anos, preço do diesel é maior que o da gasolina
Após 12 anos, preço do diesel é maior que o da gasolina

Em reunião de apresentação de resultados, o diretor de comercialização e logística da Petrobras, Cláudio Mastella, afirmou que vê a questão do fornecimento do diesel com cautela. O executivo declarou ainda que o cenário mais provável para o preço do diesel no segundo semestre é ele deve se manter no valor elevado parecido com o atual. 

Gasolina x diesel  

Dois fatores fazem com que o preço da gasolina fique casa vez mais distante do preço do diesel na bomba. Primeiramente vem a queda do ICMS da gasolina. Com a nova lei, os impostos baixaram para esse combustível.  Entretanto, o imposto já era mais baixo para o diesel, então a lei não impactou o combustível usado em caminhões e ônibus.  

O segundo fator é a queda do preço da Petrobras, que só este mês anunciou duas quedas do valor da gasolina e nenhuma do diesel. Esse cenário faz com que a gasolina esteja no menor valor em mais de um ano, enquanto o diesel segue acumulando altas. 

E por que o preço do diesel não cai? 

Segundo Cláudio, o diesel enfrenta aumento sazonal, menor oferta por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, uma possível indisponibilidade do refino americano e do Caribe por conta de temporada de furacões e paradas programadas de refinarias no Brasil. 

Para que os fatores acima não levem ao desabastecimento, a petroleira afirma estar antecipando compras e reforçando estoques. No entanto, o executivo afirmou: “A expectativa é que o diesel fique nesse nível ou até mais forte”. 

Dividendos e o novo presidente  

Na reunião a Petrobras anunciou o lucro de R$ 54,3 bilhões no segundo trimestre deste ano e também uma distribuição recorde de dividendos. Como maior acionista, o governo leva a maior parte desse lucro, que deve ser usado para pagamentos dos auxílios aprovados pelo governo, incluindo o Bem-Caminhoneiro 

O mercado também notou a ausência do novo presidente da empresa, Caio Paes de Andrade, que também não estava no comunicado feito ao mercado com a apresentação dos resultados financeiros. O jornal O Globo apurou que o executivo estaria se recuperando de uma cirurgia.  

Por Paula Toco 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui