terça-feira, junho 24, 2025

Projeto quer liberar faróis de LED no lugar das lâmpadas originais

LegislaçãoProjeto quer liberar faróis de LED no lugar das lâmpadas originais

Projeto de Lei quer liberar faróis de LED no lugar das lâmpadas originais. Ou seja, agora, ele está em análise na Câmara dos Deputados (PL 1108/2025) para possível aprovação.

A ideia do novo PL é derrubar a atual proibição da substituição de lâmpadas convencionais por tecnologia de LED nos faróis. 

Projeto quer liberar LED no lugar das lâmpadas originais

O autor da lei, deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL-MT), argumenta que a proposta autoriza a troca das lâmpadas originais por modelos de LED, independentemente do ano de fabricação do veículo, desde que atendam normas de segurança e de certificação técnica.

Desde 2021, a troca de lâmpadas halógenas por LED está proibida pela Resolução nº 970 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige que todo o sistema de iluminação (farol + lâmpada) seja homologado como um conjunto.

A maioria não respeita a regra do conjunto óptico?

Na prática, isso impede o uso de kits de LED em veículos que não vieram de fábrica com essa tecnologia. Porém, muitos motoristas não respeitam essa regra. 

O novo projeto busca alterar esse cenário, uma vez que será permitida instalação desde que sejam certificadas pelo (Inmetro).

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia vai ter de ver se os kits não causam ofuscamento aos outros condutores ou pedestres.

A instalação também deverá seguir os padrões de segurança e regulagem luminosa já definidos pelo Contran.

Veja as regras e as resoluções para faróis de LED

Atualmente, as normas do Contran incluem a Resolução nº 227/2007, que define os requisitos para iluminação, cor, intensidade e posicionamento dos faróis de LED.

Já a Resolução nº 292/2008 trata das modificações em veículos, exigindo autorização prévia e inspeção técnica quando há alteração de componentes originais.

Entenda como o projeto pode virar Lei?

Caso aprovado, o projeto pode liberar o uso legal de kits de faróis de LED no mercado de reposição, prática comum entre motoristas, mas considerada irregular pela legislação atual.

Agora, as comissões temáticas da Câmara analisam a proposta, apresentada no dia 19 de março, antes de seguir para votação em plenário, Senado e eventual sanção presidencial.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

4 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo problema na lâmpada de led. O problema mesmo são os blocos óticos dos faróis que não estão preparados para a intensidade da luz de led, e não direcionam esta faixa de luz corretamente para baixo, causando ofuscamento para aquele que vem em sentido contrário. Se não visar a solução deste problema, pode ser um tiro no pé está lei.

  2. Realmente, os faróis com lâmpadas de halogênio, tem uma iluminação deficiente.
    A introdução de lâmpadas de ledpode ajudar na melhora da iluminação das vias mas alguns pontos a serem considerados:
    1. Carros mais antigos possuem em sua lente de farol ranhuras para fazer o foco e mesmo assim pode ofuscar pela potência em LM’s que as novas lâmpadas oferecem.
    2. Carros com lente lisa e bloco de superfície complexa dos novos faróis podem receber as novas lâmpadas mas com o foco direcionado ao chão.
    Muitos carros com esse sistema possuem foco desregulado e mesmo com halógenas, ofuscam que vem em sentido contrário.
    É usar o bom senso, regular seus faróis ou até trocá-los por novos e fazer a regulagem.de foco.
    E usar o bom senso de usar facho baixo de noite e não o alto momo muitos fazem.

  3. Mais uma firma de roubar o cidadão,quem quiser trocar tmvai ter q pagar uma taxa no Detran pq vc não vai poder trocar em casa vai ter q passas por uma vistoria aí meu amigo tem q pagar

  4. Em motos, existe modelo específico para substituir a lâmpada comum e não causa ofuscamento nenhum. Lâmpadas halógenas em motos não entregam visão nenhuma de buracos na estrada, deveriam ser até proibidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados