quarta-feira, junho 19, 2024

SEST SENAT inicia programa que oferece mudança de categoria da CNH para motoristas profissionais

O SEST SENAT deu início ao programa Mais Motoristas, no qual o órgão oferece uma oportunidade aos motoristas profissionais que precisam mudar a categoria da CNH para D ou E.

O foco do Mais Motoristas

O programa do SEST SENAT tem como objetivo formar motoristas capacitados e fomentar neles a competência necessária para conduzir ônibus e caminhões com segurança pelas rodovias do país.

As inscrições estão abertas e irão de 7 a 22 de agosto de 2023. Para que sua inscrição seja aceita, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição;
  • Ter CNH em situação válida na categoria B há pelo menos 24 meses ou C há pelo menos 12 meses ou D há pelo menos 12 meses, e demais condições regulares para participação no processo de mudança de categoria, conforme determina o Contran e os órgãos de trânsito locais;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Funcionamento do programa

SEST SENAT
Imagem: PNE

Segundo informações, o SEST SENAT custeará os serviços necessários para a mudança de categoria da CNH de todos os candidatos.

Após a conclusão do processo de mudança de categoria, o aluno realizará um dos cursos da Escola de Motoristas:

  • Transporte de produtos perigosos;
  • Cargas indivisíveis e outras regulamentadas pelo Contran;
  • Transporte coletivo de passageiros;
  • Transporte de escolares.

O órgão afirma que a possibilidade da mudança de categoria beneficiará o motorista profissional de diversas maneiras, tais como maior empregabilidade e a oportunidade de comprovar a habilitação e proficiência do condutor para conduzir os veículos, além de promover uma condução mais segura e econômica durante os trajetos.

Se você, condutor, tiver interesse no programa, CLIQUE AQUI e se inscreva.

Credenciamento de CFCs e clínicas

Em apoio ao programa, as unidades do SEST SENAT estão lançando chamada pública para o credenciamento de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e clínicas para a realização de exames médicos e psicológicos, a fim de oferecer serviços relacionados à mudança de categoria, conforme o projeto.

Para acompanhar os editais publicados e saber como se cadastrar, acesse:

Edital para CFCs – Centros de Formação de Condutores

Edital para clínicas

Veja Também: Você conhece sua CNH?

Por Daniel Santana com informações do SEST SENAT

16 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia. Tentei me inscrever no curso de mudança de categoria na CNH. E não encontrei no meu Estado Rio Grande do Norte. RN. E se tem data para incluir este curso? Obrigado Bom dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados