A COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, está próxima e a indústria de pesados está envolvida nessa pauta.
O evento irá envolver o debate da descarbonização dos transportes que se torna urgente no Brasil e no mundo.
O setor rodoviário de cargas é responsável por 91,4% das emissões de CO₂ do setor de transportes, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT, 2024).
O quanto os caminhões estão envolvidos na sustentabilidade?
A frota nacional, composta por 2,24 milhões de caminhões (NTC&Logística, 2024), enfrenta um cenário de envelhecimento: a idade média dos caminhões no país é de 14 anos, o que reflete diretamente nas condições de eficiência energética, desgaste mecânico e emissões.
Segundo a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), 54,6% dos caminhoneiros trabalham entre 9 e 12 horas por dia, enfrentando desafios diários para garantir a continuidade do transporte e a manutenção de seus veículos.
Todos esses fatores culminam no agravamento do consumo de combustível e intensificação da emissão de poluentes.
Ao mesmo tempo, mais de 2 milhões de caminhoneiros autônomos desempenham um papel essencial no transporte de produtos, com 80% das mercadorias do Brasil sendo transportadas por caminhões.
Empresas pensam em soluções para acelerar a descarbonização
A CarboFlix, plataforma voltada a qualidade de motoristas, se posiciona como uma aliada estratégica da transição ecológica.
Um dos destaques do aplicativo é a tecnologia Carbo Vapt, um procedimento de descarbonização avançado que limpa profundamente a câmara de combustão, catalisador e escapamento, sem necessidade de desmontar o motor.
A tecnologia, que é bastante difundida na Europa e na Ásia, utiliza Oxyhydrogen (HHO) e reagentes especiais. O que promove a economia de até R$ 400 e preserva uma árvore a cada dois mil quilômetros rodados. Além disso, melhora o desempenho e prolongar a vida útil dos motores.
No Brasil, a tecnologia Carbo Vapt foi lançada em 2019 e já foi aplicada a mais de seis mil veículos.
Montadoras trabalham em soluções de baixo carbono
O Pé na Estrada já participou de lançamentos de caminhões com soluções de combustíveis de baixo ou quase zero emissões de carbono. São os caso dos caminhões elétricos, a hidrogênio, a gás (Biometano, GNV, GLP, GNC), a etanol, a diesel verde, a biodiesel, e também as soluções híbridas que misturam duas soluções sustentáveis ou com uma a combustão.
Essas soluções já estão em prática em algumas empresas de Transporte Rodoviário de Cargas. Por outro lado, outras ainda seguem em fase de testes, como é o caso dos caminhões elétricos, que enfrentam desafios de infraestrutura no país.
O mercado de reposição de peças também segue se especializando para contribuir na descarbonização dos pesados. É o caso da BorgWarner, empresa conhecida pela fabricação de turbocompressores.
Entre as principais tecnologias destacadas pela empresa estão os inversores, fundamentais para a propulsão de veículos elétricos a bateria. Assim como os sistemas voltados para ampliar a autonomia.
Contudo, no sentido do cuidado com o planeta, a BorgWarner também investe em iniciativas de economia circular, como a remanufatura de turbocompressores.
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O que é a COP30?
A COP30 está na sua 30ª Conferência (Conferência das Partes), um evento global anual organizado pela ONU para discutir ações contra as mudanças climáticas.
Neste ano, a programação será no Brasil, com sede em Belém, no Pará.
Esse fórum global conta com a presença não apenas de chefes de Estado, ministros e diplomatas, mas também de representantes da ONU, cientistas, líderes empresariais, ONGs e ativistas de mais de 190 países.
Além de buscar soluções globais para a redução de emissões de gases de efeito estufa, o evento é uma oportunidade para o país demonstrar seu compromisso com a agenda climática e fortalecer o multilateralismo.
Quando será a COP30?
A COP30 no Brasil será realizada entre os dias 10 a 21 de novembro.
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Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.