sexta-feira, novembro 22, 2024

Volvo inicia testes com o FM Electric no país

MercadoVolvo inicia testes com o FM Electric no país

A Volvo anunciou no início do mês, o inicio dos testes do FM Electric no país. O veículo está sendo apresentado a transportadores em diferentes regiões do país, a fim de coletar as primeiras impressões em aplicações tipicamente brasileiras. A versão elétrica do FM foi apresentada na Fenatran 2022, que você pôde conferir com detalhes no Pé Na Estrada.

Os testes do FM Electric no país

Volvo apresenta pesado elétrico na Fenatran
Versão Elétrica do FM na última edição da Fenatran em 2022. Imagem: PNE

As viagens estão sendo feitas por transportadores de vários setores e em diversas regiões do país. O objetivo é entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos sobre as diferentes aplicações.

As rotas misturam trechos urbanos e de rodovias, obedecendo às condições reais das demandas de cada transportador. Na maioria das vezes, os veículos fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou mesmo até o destino final. “Colocamos os caminhões à prova nas aplicações típicas em que vão rodar e eles estão se saindo muito bem”, afirma Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo.

O modelo, quando estiver disponível no mercado, será destinado para utilização em diferentes operações, desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros. Ele poderá ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Autonomia do veículo

Autonomia do Veículo
Carregamento pode ser feito em 1h30 ou até 8h, de acordo com a quantidade de baterias e tipo de carregador. Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo

Além disso, o Volvo FM Electric cavalo mecânico possui potência de 490 kW (660hp), com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh). Contando com autonomia de até 300 km, é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora e pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e do tipo de carregador.

Com suspensão a ar em todos os eixos, o veículo é dotado de freios de regeneração, o que permite recuperar a energia durante a frenagem. Segundo a Volvo, o modelo conta com baixo nível de ruído, tornando-o uma alternativa para aplicações próximas a áreas residenciais. Além disso, por não emitir gases, pode ser utilizado em ambientes fechados, como galpões e armazéns, por exemplo.

“Conforme anunciado na última Fenatran, estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos. Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista. Eles destacam ainda o nível de segurança embarcada, em linha com a visão ‘Zero Acidentes’ da Volvo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Foco em descarbonização

Nova Fábrica de baterias da Volvo em Grant, noroeste da Bélgica
Fábrica de baterias da Volvo em Grant, cidade localizada ao noroeste da Bélgica. Divulgação: Volvo

Não é de hoje que a montadora foca no desenvolvimento sustentável de seus caminhões. Já noticiamos em outras ocasiões as expansões de produtos focados na eletromobilidade como a primeira fábrica de baterias para pesados elétricos na Bélgica e os testes com modelos movidos a hidrogênio verde em países europeus.

A Volvo informa que tem como meta reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A marca tem quase 5.000 caminhões elétricos entregues com essa tecnologia em todo o mundo. “O início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é mais um passo da nossa jornada global rumo à descarbonização do setor. Nossa meta são transportes 100% mais seguros, mais produtivos e livres de CO2”, finaliza Lirmann.

Veja Também: Volvo apresenta balanço positivo de vendas de caminhões em 2022, mas projeta redução para 2023

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Volvo

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