sexta-feira, novembro 22, 2024

Faixa exclusiva para motos será testada em mais avenidas de São Paulo

LegislaçãoFaixa exclusiva para motos será testada em mais avenidas de São Paulo

A implantação e uso da faixa exclusiva para motos, a popular Faixa Azul, foi ampliada por mais um ano em cinco grandes avenidas da cidade de São Paulo (SP). A medida a ser executada durante a fase de testes do projeto foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Senatran), através da Portaria nº 1.015, publicada no Diário Oficial da União da terça-feira (09/08).

Vale lembrar que o projeto teve início em janeiro deste ano, na Avenida 23 de Maio, uma importante via da capital paulista para o fluxo de motociclistas. 

A ampliação da Faixa Azul

Em junho, o pedido de ampliação da Faixa Azul em São Paulo foi discutido em reuniões da Câmara Temática de Engenharia e Sinalização (CTET) do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran. Com a deliberação da Senatran, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) poderá fazer uso da sinalização, em caráter experimental, pelo período de um ano, nos seguintes trechos:

  • Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 quilômetros;
  • Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 quilômetros;
  • Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 quilômetros.

Dessa forma, as dimensões da via terão de ser adaptadas para a inclusão da Faixa Azul. No caso da Av. 23 de Maio, por exemplo, para incluir a faixa exclusiva para motos, a CET padronizou a largura das quatro faixas para veículos em 2,7 metros e estreitou a via exclusiva para ônibus, que agora tem 3,40 metros. Logo, foi possível “encaixar” uma nova faixa de 1,4 metro de largura para o tráfego de motociclistas.

Após a implantação da Faixa Azul na Avenida 23 de Maio
Divulgação: CET-SP

Ainda de acordo com a portaria, a CET-SP deve apresentar trimestralmente à Senatran um relatório com as análises e avaliações técnicas do projeto.

Os testes na Av. 23 de Maio

Como informamos aqui no Pé Na Estrada, o Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas teve início no dia 25 de janeiro de 2022, na Avenida 23 de Maio, cortando o sentido Santana/Aeroporto (indo da Praça da Bandeira até o Complexo Viário João Jorge Saad), com uma extensão de 5,5 km. Segundo o mais recente balanço da CET-SP, durante os seis primeiros meses de utilização:

  • Dentro da área da Faixa Azul: Ocorreram 13 sinistros sem vítimas, 16 sinistros com vítimas, 1 atropelamento de pedestre e nenhum óbito;
  • Fora da área da faixa: Ocorreram 17 sinistros sem vítimas, 13 com vítimas, nenhum atropelamento e nenhum óbito.

A Companhia ainda afirma que os resultados da análise ainda trouxeram um aspecto positivo para o Projeto Piloto: o número de sinistros em UPS/milhão de veículos/km fora da Faixa Azul é 133% maior do que dentro da faixa, ou seja, a utilização da faixa culminou na redução de sinistros e em óbitos no trânsito.

Motofaixa da 23 de Maio obteve números positivos no primeiro mês de operação, segundo a CET
Divulgação: CET-SP

As descrições dos sinistros ocorridos na Faixa Azul, na sua maioria, mencionam veículos que mudaram de faixa repentinamente cruzando a faixa, levando um ou mais motociclistas à queda, devida a falta do uso da seta e o movimento brusco dos veículos.

Além disso, foi possível perceber a queda na lentidão na Avenida 23 de Maio. Na comparação com o ano de 2019, quando a circulação na cidade estava normal, houve quedas nas médias de lentidão para todos os meses analisados até o momento, chegando ao índice de 55,2% de redução, frente aos 21,8% do mês anterior.

Desafios do transporte de carga nas Motocicletas

Nos últimos meses, como você sabe, as motocicletas vem sendo pauta recorrente em nossos conteúdos. Falamos de projetos de lei ligados à alterações no transporte de carga sobre duas rodas e citamos alguns pontos de preocupação para os motofretistas, como a pressão pela rapidez nas entregas, o aumento na concorrência pelo frete, o excesso de peso dos veículos, além da exigência de condições mínimas de segurança por parte dos condutores.

Confira no vídeo abaixo uma matéria especial falando sobre os desafios encontrados no dia-a-dia dos transportadores:

Veja Também: Projeto que pretende ampliar garantias a entregadores de aplicativo vem avançando no Senado

Por Daniel Santana com informações do Ministério da Infraestrutura e da CET

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