Alcoa apresenta novas rodas de alumínio. Muitos frotistas recorrem as rodas mais leves para otimizar combustível e aumentar a capacidade de carga. Estudos mostram que as principais despesas para o motorista ou empresa estão no consumo de combustível e no uso dos pneus.
Uma das saídas para reduzir cerca de 4% do uso de óleo diesel e de 10% do uso dos compostos está em aplicar rodas de liga mais leve no lugar das de aço.
Leia mais: A nova transferência digital do Detran-SP
Nos EUA e na Europa, por exemplo, este hábito é muito comum e no Brasil, uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) identificou que o uso de rodas de alumínio é uma das principais tecnologias encontradas pelos frotistas para aumentar a autonomia da frota e reduzir consequentemente o consumo de combustível.
O segredo do sucesso está no fato de as rodas feitas com o metal nobre deixarem o veículo em média 500 kg mais leve, algo em torno de 30 kg por roda. Se a conta com o caminhão descarregado já é vantajosa, imagine quando se consegue reverter o peso conquistado em carga, aumentando a capacidade para meia tonelada de grãos ou de produtos.
Leia mais: Indústria de implementos rodoviários fecha primeiro bimestre em alta
Outra conta feita por especialistas é que, por dissipar melhor o calor, o alumínio preserva superiormente as lonas e pastilhas dos veículos, além de contribuir para um menor consumo dos pneus.
Além dos argumentos da autonomia e do consumo dos pneus, os modelos em alumínio são 40% mais resistentes e não exigem retoques de pinturas, reduzindo o custo operacional de operação em 30%.
Alcoa apresenta novas rodas
Trata-se do modelo de 8,25” x 22,50” com capacidade de carga de 3.750 kg, a maior capacidade disponível no mercado na categoria de rodas ultraleves para veículos comerciais.
Aprimorando a geração anterior, a nova Ultra ONE® apresenta uma redução significativa de peso, ao mesmo tempo, em que ganha resistência 17% superior às atuais ligas disponíveis no mercado.
A capacidade de carga de até 3.750 kg atende às necessidades de operações que demandam maior resistência sem sacrificar a redução de peso em comparação com rodas de aço e outras de alumínio atualmente comercializadas no mercado regional.
“A Alcoa Wheels está atenta às necessidades do mercado sul-americano de transporte comercial. A nova roda forjada de alumínio Ultra ONE para aplicações severas representa mais um avanço tecnológico que ajudará nossos clientes a transportar mais carga por viagem sem comprometer a segurança na operação de seus veículos”, afirma Rodrigo Leal, diretor-presidente da Alcoa Wheels para a América do Sul e África do Sul.
Por Rodrigo Samy, com informações da Alcoa
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.