quarta-feira, julho 17, 2024

ANTT esclarece pontos sobre os valores para cobrança da prova eletrônica de conhecimento ao Transportador Autônomo de Cargas

A ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, divulgou um comunicado em suas redes para esclarecer como se dá a adequada aplicação do item 3.8 do Edital de Chamamento Público nº 2/2018 (retificado), que trata da atualização anual do valor máximo que pode ser cobrado pelas entidades credenciadas pela ANTT para realização da prova eletrônica de conhecimento ao Transportador Autônomo de Cargas (TAC) e/ou Responsável Técnico (RT), conforme previsto nas Resoluções ANTT nº 4.799/15 e nº 5.982/2022.

As atualizações divulgadas pela Agência

ANTT anuncia quarto reajuste do frete mínimo este ano
Imagem: PNE

Com a atualização, as entidades credenciadas pela ANTT poderão cobrar, no máximo, R$ 64,39 pela realização dos exames.

Além disso, vale lembrar que as alterações dos valores serão realizadas e divulgadas anualmente, a partir de zero hora de 1º de julho, com base na variação do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor, dos doze meses anteriores disponíveis (sempre de junho a maio do ano seguinte), calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, ou na hipótese de sua extinção, pelo índice que o suceder.

O reajuste dos valores deverá ser aplicado à todas as entidades credenciadas, independentemente do ano de seu credenciamento, tendo em vista tratar-se de valor único e universal, abrangendo todos os credenciados de forma isonômica, ou seja, de maneira igual a todos os condutores.

Veículo para fazer o curso TAC

E por falar no Transportador Autônomo de Cargas, já sanamos algumas dúvidas dos condutores sobre a utilização de veículo próprio ou não, no curso TAC do RNTRC, em nosso canal Trucão & Toco. Se você ainda tem algum questionamento sobre o assunto, clique no vídeo abaixo:

Veja Também: Caminhoneiros autônomos trabalham 13 horas por salário de R$3.900, revela pesquisa

Por Daniel Santana com informações da ANTT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados