segunda-feira, dezembro 2, 2024

Mercedes-Benz amplia suspensão de turno de trabalho na fábrica de São Bernardo até o fim de agosto

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A Mercedes-Benz anunciou que irá prorrogar a suspensão de turno na fábrica da montadora localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O lay off dos funcionários em um dos turnos foi estendido até o dia 31 de agosto.

A informação acabou chamando atenção, visto que na última semana foi anunciada a comercialização de mais de 110 ônibus da Mercedes-Benz para a Suzantur, sendo a primeira grande venda dentro da MP 1175/23, que incentiva a aquisição de veículos com descontos. As montadoras e o próprio Governo Federal esperam que a expansão do programa aqueça novamente o mercado.

As suspensões anteriores

Inicialmente, a montadora alemã havia anunciado a suspensão de turno no início de abril, sendo iniciada em maio, com previsão de término para o fim do mês de julho. Mas o ritmo da produção de caminhões não evoluiu como o esperado pela Mercedes e, assim, a montadora optou por seguir com o ritmo menor de trabalho.

Atualmente, a montadora conta com mais de oito mil funcionários ao todo, sendo seis mil na produção. Dois mil trabalhadores atuam no segundo turno da fábrica.

Em nota enviada ao Diário do Transporte, a Mercedes destaca a ampliação da suspensão de turno, mas também afirma que a fábrica “não está parada”.

“Ampliamos o lay off de caminhões e agregados até 31 de agosto na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Isso não significa que a fábrica está totalmente parada, estamos operando reduzido com um turno, ajustando a produção à demanda de veículos comerciais no mercado brasileiro”

Outras montadoras também aderiram as suspensões

Nos últimos meses, outras montadoras como Volkswagen Caminhões & Ônibus, Volvo e Scania também adotaram medidas para ajustar suas produções à demanda baixa do mercado e a outros motivos, como a crise de semicondutores gerada pela Covid-19.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, um dos motivos para as reduções é a alta taxa de juros, uma vez que quase a totalidade dos ônibus e caminhões são adquiridos por meio de longos financiamentos.

Veja Também: Programa de renovação de frota para caminhões e ônibus pode ser permanente

Por Daniel Santana com informações do Diário do Transporte

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