quinta-feira, julho 7, 2022

Mesmo com queda nas vendas, aumento na produção de caminhões é destaque em fevereiro

Nas primeiras semanas de março, Fenabrave e Anfavea divulgaram balanços referentes ao desempenho da indústria automobilística no mês de fevereiro. Mesmo com uma nova queda nas vendas, o aumento na produção de caminhões foi o destaque no último mês.

A Anfavea ainda ressaltou duas questões importantes para indústria nesse último mês: 

  • A redução de 18,5% do Imposto de Produtos Industrializados, o IPI para automóveis e comerciais leves, algo muito importante para a indústria (vale lembrar que os caminhões são isentos do IPI desde 2008)
  • E a guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem trazendo sérias preocupações aos setores do agronegócio, logísticos e de semicondutores, além claro dos grandes riscos econômicos.

Em relação aos emplacamentos do mês, a Volkswagen/MAN segue na liderança de vendas de caminhões em 2022 com 4.809 veículos comercializados no ano, sendo 2.464 em fevereiro.

Os números de caminhões e ônibus:

  • Mercado Interno (Fev/2022):

Mercado Interno (Fev/2022)
Divulgação: Anfavea

Segundo a Anfavea, a venda de caminhões fechou o mês em queda, com 7,9 mil unidades comercializadas. Em contrapartida, na análise com fevereiro de 2021 foi possível observar alta de 2,1% nas vendas.

Já em relação aos ônibus, é possível observar uma forte queda das vendas no comparativo com fevereiro do ano passado, de 22,1%.

  • Mercado Interno (Acumulados):

Mercado Interno (Acumulados)
Divulgação: Anfavea

Partindo para o acumulado do ano, o segmento de caminhões apresenta crescimento de 8,7% em relação ao mesmo período no ano passado, totalizando 16,6 mil unidades vendidas. Dessa forma, foram 1,3 mil vendas a mais do que nos dois primeiros meses de 2021.

Na análise de vendas dos ônibus, o desempenho mais baixo em fevereiro também derrubou os números do acumulado do ano. Em suma, com a venda de 1,9 mil unidades no último mês, foi possível observar uma queda de 11,1% no comparativo com o período em 2021.

  • Produção (Jan/2022):

Produção (Jan/2022)
Divulgação: Anfavea

De acordo com os números da Anfavea, houve uma queda de 3,5% na produção de caminhões ao compararmos com fevereiro do ano passado. Ao todo, foram 11,4 mil veículos entregues pelas fabricas no ultimo mês.

No segmento de ônibus, tratando-se da análise entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, foi possível observar um crescimento de 23,1%.

  • Produção (Acumulados):

Produção (Acumulados)
Divulgação: Anfavea

Por fim, em relação aos acumulados, houve uma elevação de 1,2% entre os caminhões com a fabricação de 300 unidades a mais do que no mesmo período do ano passado.

Em relação aos ônibus, os números também foram positivos na comparação entre 2021 e 2022, sendo apontada uma alta de 8,4% na produção de veículos.

  • Licenciamento de Veículos (Novas tecnologias de propulsão):

Licenciamento de Veículos (Novas tecnologias de propulsão)
Divulgação: Anfavea

Em fevereiro, o licenciamento de caminhões e ônibus movidos a gás e eletricidade apresentou crescimento de 1,5 % nas vendas. Dessa forma, no último mês, ocorreram 278 aquisições, sendo 18 delas de veículos a gás e 270 de elétricos.

Os caminhões mais vendidos em fevereiro

Volvo divulga desempenho da marca no último ano e anuncia investimentos de 1,5 bi no país até 2025
Imagem: Volvo

De acordo com a Fenabrave, assim como em janeiro, o Volvo FH 540 foi líder de vendas no mês, com 515 comercializações em fevereiro. Vale destacar que, mesmo no topo há um bom tempo, novamente é possível observar queda nas vendas do pesado da montadora sueca ao analisarmos os últimos meses. Em janeiro, foram 775 aquisições do veículo.

Em segundo lugar, aparece o VW/MAN 11.180. O médio contou com 499 vendas no mês, 106 unidades a mais do que em janeiro.

Fechando o Top 3, chega o DAF XF com 305 unidades comercializadas. O pesado da montadora holandesa apresentou queda no número de vendas se comparado a janeiro, com 194 unidades a menos que no mês anterior.

  • Pesados

Mesmo em quedas constantes no comparativo dos meses, o Volvo FH 540 e o DAF XF seguem no topo dos caminhões com maior comercialização no segmento de pesados. Além disso, a Volvo colocou três veículos no Top 10 do sub-segmento. Além do FH 540, também aparecem o FH 460, no terceiro lugar na lista dos mais vendidos com 237 unidades e o VM-330 na sétima colocação, com 157 vendas.

Vale destacar que apesar do baixo desempenho em fevereiro, a montadora sueca segue no topo de emplacamentos entre os pesados em 2022, com 909 vendas.

Pesados
Divulgação: Fenabrave

  • Semipesados

Entre os semipesados, houve queda nas vendas dos três primeiros veículos da lista, se comparado a janeiro. Apesar disso, a Volvo segue no topo do sub-segmento com o VM 270, que totalizou 252 vendas no mês. Na sequência, chega o VW/MAN 24.280, com 202 unidades, e o Mercedes-Benz Atego 2426, que teve 188 caminhões emplacados.

Mesmo com uma oscilação nas vendas, a Volkswagen/MAN seguiu com o maior número de emplacamentos na categoria de semipesados em fevereiro, com 631 unidades. Destaque para o desempenho do 17.260, que fecha o Top 10 com 113 veículos vendidos, sendo 43 comercializações a mais que no mês de janeiro.

Semipesados
Divulgação: Fenabrave

  • Médios

Diferentemente de Pesados e Semipesados, o sub-segmento de médios apresentou crescimento em fevereiro. Dos oito veículos do Top 10, apenas dois apresentaram queda nas vendas se comparado ao mês anterior.

A Volkswagen/MAN novamente dominou a lista com quatro caminhões entre os 10 caminhões mais vendidos no mês. Foram 644 emplacamentos com seus quatro veículos, sendo mais uma vez o 11.180 o líder do mês entre os médios e o segundo mais vendido do país, com 393 unidades comercializadas.

Médios
Divulgação: Fenabrave

  • Leves

Com ligeira alta nas vendas, o Acello 1.016 da Mercedes-Benz seguiu na liderança entre os leves, totalizando 295 comercializações em fevereiro. De acordo com a Fenabrave, a montadora seguiu na liderança no sub-segmento com 472 unidades emplacadas no mês.

Vale destacar o desempenho do JAC – IEV 1200T, que saltou de 38 vendas em janeiro para 152 em fevereiro.

Leves
Divulgação: Fenabrave

  • Semileves

Em relação aos semileves, mesmo com nova baixa na comercialização de veículos, a Sprinter 416 da Mercedes-Benz segue na liderança de vendas na categoria, com 144 unidades comercializadas no mês. 

Apesar da queda, a montadora alemã ainda continuou no topo do sub-segmento com quatro veículos no Top 10, sendo 206 furgões vendidos em janeiro.

Semileves
Divulgação: Fenabrave

Número de caminhões mais vendidos por montadoras

  • Fevereiro/2022

O segundo balanço de vendas realizado pela Fenabrave aponta que a Volkswagen/MAN fechou fevereiro com o maior número de caminhões comercializados no mês, sendo 2.464 veículos vendidos. Fechando o top 3, aparecem Mercedes-Benz e Volvo com 2.195 e 1.491 unidades, respectivamente.

Fevereiro/2022
Divulgação: Fenabrave

  • Acumulado 2022

Já em relação ao acumulado do ano, a Volkswagen/MAN segue na liderança de vendas, com 4.809 veículos. Na sequência, aparece a Mercedes-Benz com 4.504 emplacamentos novos e na terceira colocação chega a Volvo, com 3.216 unidades comercializadas.

Acumulado 2022
Divulgação: Fenabrave

Veja Também: Queda nas vendas de caminhões marcam o mês de janeiro

 

Por Daniel Santana com informações da Anfavea e Fenabrave

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados