A Concessionária Novo Litoral (CNL) iniciou as obras de recuperação da ponte sobre o Rio Itapanhaú, localizada no km 225 da SP-055 – Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego, em Bertioga.
Os trabalhos poderão alterar o tráfego e operá-lo no sistema Pare e Siga.
A intervenção visa recuperar as estacas de fundação e realizar reparos essenciais para garantir a segurança e a durabilidade da estrutura.
“Vamos iniciar neste mês, em um período de menor fluxo, para reduzir os impactos no tráfego de veículos”, explica Augusto Schein, diretor de Engenharia e Operações da CNL.
Atenção ao Sistema Pare e Siga
A CNL orienta que os motoristas redobrem a atenção, além de seguirem as orientações da sinalização. Ademais, recomenda que nunca desçam do veículo ou parem para observar a movimentação das equipes e máquinas.
Como ponto de atenção durante as intervenções, a concessionária destaca os horários de pico do tráfego, das 6h às 10h e das 16h às 19h.
O diretor de Operações da concessionária reforça que os motoristas devem se programar e, além disso, evitar transitar pelo trecho nos horários de maior movimento.
A operação contará com os apoios necessários, devidamente sinalizado para os usuários.
Assim, os profissionais deverão realizar eventuais operações no sistema Pare e Siga preferencialmente entre 10h e 16h, de modo a minimizar os impactos no fluxo de veículos. Nessa modalidade, por sua vez, o tráfego segue por uma faixa, em sentidos alternados.
Os motoristas podem consultar informações sobre o tráfego por meio do 0800 098 88 55 ou no site da CNL.
Veja mais: Portos e terminais devem ser obrigados a oferecer infraestrutura aos motoristas
Conclusão das obras para outubro
A previsão inicial é que os trabalhos sejam concluídos até o final de outubro. Além das alterações no trânsito, a fase de recuperação das estacas poderá interferir na navegação do Rio Itapanhaú. A Capitania dos Portos definirá o plano operacional dessa etapa.
Contudo, é importante destacar que, desde que assumiu a concessão, em 1º de novembro de 2024, a CNL vem, portanto, promovendo uma série de melhorias. Dessa forma, busca reforçar a segurança viária nos 212 quilômetros de rodovias que conectam o Alto Tietê, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira.
Veja também: Túnel submerso Santos-Guarujá tem data de leilão adiada

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.