quinta-feira, abril 18, 2024

Vai e volta sempre carregado? Veja se seu caminhão é de alto desempenho

Recentemente, recebemos a dúvida de um estradeiro, que usa nossa calculadora de frete, perguntando o que é um caminhão ou cavalo mecânico de alto desempenho. Um caminhão de alto desempenho é aquele que roda 24h sem parar.

Ele nos disse que, pela definição do Google, trata-se de um caminhão que vai e volta sempre carregado. Nesse sentido, seu caminhão seria de alto desempenho, porém o caminhão é dele e é o único motorista. Será que ele tem um caminhão de alto desempenho mesmo não rodando 24h? 

 

Caminhão ou Cavalo mecânico de alto desempenho

O caminhão ou o cavalo mecânico de alto desempenho é aquele que roda 24h sempre cheio. Esse tipo de transporte também é chamado de carga lotação, que usa a logística reversa. A carga lotação de alto desempenho é a carga que usa toda a capacidade do veículo e não é uma carga fracionada (carga que possui várias entregas). 

Então, um veículo de alto desempenho pode ser aquele caminhão de empresa que vai carregado até o Centro de Distribuição e que volta do CD carregado também, sendo uma carga de alto desempenho. É comum utilizar a Logística reversa neste tipo de carga, pois aproveita o transporte para encher o caminhão novamente na volta ao ponto de origem. 

Esse tipo de transporte tem uma economia maior de custos, por não ter paradas, sendo uma entrega direta ao destino, diferente da carga fracionada que tem várias entregas. Outra vantagem em não ter paradas, exceto no descanso do motorista e parar para abastecer, os riscos de sinistros são menores, como furtos e roubos. 

 

Eu vou e volto sempre carregado, meu caminhão é de alto desempenho?

A tabela do piso mínimo de fretes da ANTT, considera a tabela C para caminhões de alto desempenho, o que tem um valor menor, já que esse tipo de transporte tem uma economia de custos. Geralmente, o veículo de alto desempenho é o caminhão efetivo da empresa que está sempre rodando. 

O motorista autônomo, como é o caso da dúvida do nosso telespectador, é dono do seu próprio caminhão e apenas ele dirige o cargueiro. No caso dele, mesmo que ele tenha carga para ir e voltar, não é sempre assim, pode acontecer de não conseguir um frete na volta e ter que rodar vazio. 

Além de apenas um motorista dirigir o caminhão, segundo a lei 13.103/2015, o condutor tem que ter um descanso de 11 horas diárias. Sendo assim, ele não poderá rodar 24h por dia e nem deve. Então, neste caso, ele deve colocar que seu caminhão é um “conjunto completo ou caminhão”. O que é também mais vantajoso, pensando que os custos da viagem são totalmente dele. Vejamos a simulação em nossa calculadora. 

Vai e volta sempre carregado? Veja se seu veículo é de alto desempenho
Imagem: PNE / Conjunto Completo ou Caminhão

X

 

Vai e volta sempre carregado? Veja se seu veículo é de alto desempenho
Imagem: PNE / Conjunto Completo ou Caminhão de alto desempenho

A calculadora de fretes é ideal para calcular seu serviço

A calculadora de fretes do Pé na Estrada é atualizada com base na tabela de cálculo do preço mínimo de frete da Agência Nacional de Transportes Terrestres, geralmente com atualizações em janeiro e julho. Caso a redução na bomba ultrapasse os 5%, a ANTT deverá calcular novos valores para a tabela. 

No vídeo da Paula Toco podemos entender melhor a tabela de piso mínimo de fretes e o que fazer caso a empresa não queira pagar o mínimo. 

 

Não esqueça de usar nossa tabela para saber se o frete está compensando para você, depois de saber o tipo certo do seu caminhão. A dúvida, como saber se o caminhão é de alto desempenho, faz muita diferença na cobrança. 

Caso tenha outras dúvidas sobre a nossa tabela, ou como definir seu caminhão para calcular, nos envie para podermos te ajudar a cobrar o justo pelo seu serviço. 

 

Veja também: Tabela do piso mínimo do frete 2024 tem aumento de valores

 

Por Thaís Corrêa 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados