Você sabia que apenas 15 em cada 100 empresas fazem gestão de frota? E que ainda uma pequena parcela está atenta ao desperdício de combustível? No caso dos caminhoneiros autônomos, a preocupação é legítima e estudos já mostram a relação com a qualidade das rodovias. Mas além desse fator, você sabe o que mais consome combustível e o que pode evitar esse desperdício?
Importância de reduzir consumo de combustível
De acordo com a Buonny, gerenciadora de risco em transporte e logística, o consumo de combustível de uma transportadora representa de 30% a 50% do custo total da frota. Logo, monitorar esse consumo dos veículos de carga é importante, pois permite uma gestão eficiente dos custos operacionais. Essa preocupação com o desperdício também impacta na redução dos níveis de emissões de gases poluentes na atmosfera, segundo a gerenciadora.
O que mais consome combustível?
Para evitar o desperdício é importante saber quais comportamentos ou situações que podem levar ao maior consumo desse produto. Geralmente são os que alteram a eficiência do motor ou aumentam a exigência dele, fazendo com que demande mais queima de combustível.
Diesel adulterado e/ou contaminado são alguns desses fatores, pois a qualidade do combustível pode prejudicar a eficiência do motor. Outra situação é a falta de manutenção preventiva como troca de óleo, filtro de ar, velas, catalisadores, entre outros itens do veículo . Excesso de carga também pode exigir maior esforço do motor e aumentar o consumo de combustível por km rodado.
Acelerações ou frenagens bruscas, uso desnecessário do freio, trafegar em alta velocidade são comportamentos de risco e que também aumentam o gasto de diesel, gasolina e álcool. Uso constante do ar condicionado também consome mais combustível. Por fim, o cuidado com pneus também é importante. Pneus sem calibragem, murchos ou com pressão além do estabelecido alteram a resistência ao rolamento.
6 dicas para evitar o desperdício de combustível
- Roteirização de coletas e entregas: a medida ajuda no planejamento prévio de rotas eficientes para o transportador ou transportadora levando à economia de combustível;
- Parceria com postos de trabalho autônomos: a estratégia pode resultar em descontos na compra de combustível e maior confiança na qualidade do produto, reduzindo custos e possíveis problemas com motor;
- Manutenção em dia: garantir o bom funcionamento dos veículos faz toda a diferença para redução de custos;
- Controlar a carga transportada: evitar o excesso de peso garante que a capacidade de carga do veículo seja utilizada de forma eficiente;
- Treinamento de equipe: boas práticas de direção, como direção defensiva podem ser muito eficientes para o menor desperdício de combustível;
- Uso de softwares de gestão: monitoramento da frota ajuda a identificar padrões de consumo e veículo que mais gastam. Com isso, é possível melhorar os comportamentos e evitar situações que levam ao prejuízo.
Calcular o frete também é calcular consumo de combustível
Você sabia que no cálculo do frete está embutido o valor do combustível por km rodado? Pois é, por isso que o valor do frete também sobre reajuste quando o preço do diesel oscila na bomba. Por isso, é tão importante calcular o seu frete e repassar o valor que é justo para o contratante. Use a calculadora de frete do Pé Na Estrada (clique aqui).
Assista também: Tecnologia dos ônibus 100% elétricos fabricados no Brasil.
Veja também: Como ser caminhoneiro? Passo a passo para quem está começando
Por Jacqueline Maria da Silva com release da Agência OM.