quinta-feira, abril 25, 2024

Afinal, caminhão pipa tem direito a MEI caminhoneiro?

Por que caminhoneiro pipa não tem direito no MEI (Microempreendedor Individual caminhoneiro)? Essa foi a dúvida que recebemos de dois seguidores do programa que moram em Pernambuco. Dúvida que surgiu na hora de declarar o imposto de renda 2022, apontou um deles, que chegou a questionar o contador. 

Lembrando que existe diferença no teto de receita do MEI caminhoneiro e o MEI comum. No primeiro, ele pode declarar imposto nesse modelo de tributação se tiver um faturamento anual de até R$ 251,6 mil, enquanto no comum os ganhos não podem ultrapassar R$ 81 mil.

Caminhoneiro pipa tem direito a MEI caminhoneiro?
Apesar de transportar carga, o caminhoneiro pipa se enquadra no cadastro de MEI comum

Entramos em contato com a Receita Federal para entender se o condutor que trabalha com carro pipa não tem mesmo direito a participar do MEI caminhoneiro. A resposta é não, pois quem trabalha com esse tipo de carga não se encaixa e nem está cadastrado nas CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que abrangem a categoria de transportadores de carga. 

As categorias de caminhoneiros autônomos que podem carregar estão disponíveis na tabela B do anexo XI da Resolução CGSN nº 140, de 2018, assim como seus respectivos CNAEs, que são:

  • 4930-2/01 – Transportador Autônomo de Carga – municipal;
  • 4930-2/02 – Transportador Autônomo de Carga intermunicipal, interestadual e internacional;
  • 4930-2/03 – Transportador Autônomo de Carga – produtos perigosos; e
  • 4930-2/04 – Transportador Autônomo de Carga – mudanças.

As Notas Explicativas do CNAEs 4930-2/01 e 4930-2/02 não abarcam o transporte de água por caminhão pipa. Os outros dois CNAEs são específicos para produtos perigosos e mudanças, segundo informações da Receita Federal. 

Perguntamos também qual a justificativa do profissional que trabalha com carro pipa não estar inserido no cadastro do MEI caminhoneiro. Recebemos a mesma resposta da Receita Federal, de que não consta no CNAEs, entretanto, sem explicações detalhadas.

Por Jacqueline Maria da Silva com informações da Receita Federal

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados