quinta-feira, junho 13, 2024

Prazo do exame toxicológico para CNH com vencimento entre janeiro e junho termina dia 31

O prazo para quem está com o exame toxicológico vencido termina no próximo domingo, dia 31. A validade é para os condutores que têm o vencimento da CNH entre janeiro e junho, com o prazo até o último dia de março para regularizar.

Conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) de um total de 11.471.898 motoristas habilitados nas categorias C, D e E, 3.329.534 condutores com CNHs válidas e vencidas não realizaram o exame toxicológico. O que representa 29% dos condutores habilitados nesta categoria. 

 

Quais os prazos de vencimento dos exames toxicológicos?

As datas máximas para a realização do exame são determinadas conforme a validade da CNH. Condutores que têm CNH vencendo entre janeiro e junho têm até 31 de março para realizar o exame toxicológico. Aqueles com CNH cuja validade vence entre julho e dezembro devem realizar o exame até o dia 30 de abril

A nova data consta na Deliberação Nº272, lembrando que esse prazo é válido apenas para quem está com o prazo vencido desde de 28 de dezembro, com os períodos de vencimento da CNH para regularizar. 

Quem está com o exame toxicológico regularizado, segue os prazos normalmente de até 2,5 anos para menores de 70 anos. Condutores maiores de 70 anos, o exame é feito apenas na renovação da Carteira Nacional de Habilitação. 

 

Esqueci de fazer a coleta do exame, posso usar os 30 dias de tolerância?

O melhor é fazer a coleta quanto antes, pois o laboratório tem até 15 dias para enviar o resultado para o Renach, sendo positivo ou negativo. Neste caso, você tem 30 dias de tolerância para regularizar sua situação.  

Os motoristas flagrados dirigindo com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas CNH vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

Para fins de fiscalização, a coleta do seu exame deve constar no seu Renach dentro de 24h. Caso esteja dirigindo com seu exame vencido e tenha feito a coleta, poderá apresentar a coleta feita em uma blitz, por exemplo. 

 

Notificação pela Carteira Digital de Trânsito

Para alertar a categoria, a SENATRAN notificou, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), os 1.701.310 condutores com CNH válidas e vencidas, e cujos exames estão vencidos há mais de 30 dias.

Desses, 1.350.545 condutores estão com o exame vencido e com a última coleta expirada há mais de 90 dias; 18.045 nunca fizeram o exame, mas já fizeram coleta, que expirou; e 1.960.944 condutores nunca fizeram o exame ou a coleta. Por se tratar de uma determinação legal, não há mais previsão de nova prorrogação dos prazos.

Para verificar a validade do seu exame toxicológico basta acessar o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito (CDT). Por lá você poderá verificar a data exata do vencimento do seu exame e as clínicas credenciadas. 

 

Veja também: Exame toxicológico para motoristas poderá ser oferecido pelo SUS

 

Por Thaís Corrêa com informações do Portal SOS Estradas 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados