Os acidentes em rodovias não envolvem apenas os estradeiros, mas todos aqueles que fazem uso da via para suas atividades rotineiras, como é o caso dos pedestres. Pois bem, o SOS Estradas analisou dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e DPVAT (Danos Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e identificou que mais de 2 mil pedestres morreram em rodovias brasileiras no ano de 2021.
De acordo com o Anuário da PRF, 893 pedestres morreram em rodovias federais e 2.211 ficaram feridos. Com relação as rodovias estaduais, São Paulo registrou 962 mortes, Rio Grande do Sul, 153 e Paraná 77. Ou seja, o volume de óbitos destes três estados somados ao das rodovias federais já alcança uma marca de 1.367 mortes de pedestres em 2021. Segundo o coordenador do SOS Estradas, se somado todos os estados, o número ultrapassaria 2 mil mortos e 7 mil feridos.
Outra informação que reforça essa estimativa diz respeito aos dados sobre indenizações. Segundo a Seguradora Líder, que administra o DPVAT até 2020, naquele ano foram pagas 9.177 indenizações por morte de pedestres em rodovias e vias urbanas. O SOS Estradas não pode fazer a análise do ano de 2021, pois a Caixa, que passou a administrar o DPVAT, não disponibilizou dados do ano em destaque.
Não tivemos acesso ao Anuário da PRF, uma vez que os órgãos do governo fornecem conteúdo limitado durante o período eleitoral, em cumprimento à lei nº 9.504/1997.
Acidentes em rodovias atingem todos os envolvidos
Os acidentes prejudicam a vida de todos, de pedestre a condutores, todos acabam sofrendo as consequências. Já trouxemos diversas matérias que tratam da falta de segurança nas estradas e aumentam os riscos de acidentes com mortes. Dentre as questões e queixas relacionadas aos eventos nas rodovias estão:
- Buracos nas estradas
- Aumento no roubo de cargas
- Animais na pista
- Comportamento dos motoristas, como a falta do cinto de segurança
- Jornadas de trabalho por baixos salários
- Mudanças na estrutura dos veículos, como traseira arqueada
- Falta de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal
- Falta de infraestrutura, como sinalização nas estradas
Recentemente, o Senado debateu as condições de trabalho dos caminhoneiros contratados por transportadoras por meio de uma Audiência Pública. O Estradeiro deve sempre estar atento para tudo que envolva sua segurança. Com isso, é possível reduzir os acidentes, sobretudo os com vítimas fatais, tanto por parte do motorista quanto dos pedestres.
Por Jacqueline Maria da Silva com informações da notícia do Estradas.com.
Entendo que pedrestes e ciclistas não devem circular em auto estradas federais e estaduais. Deveria se proibido.
As pessoas e ciclistas assumem grande risco de vida ao ingressarem em auto estradas, principalmente à noite.
Na realidade, acostamento nessas rodovias existe para atender emergência dos veículos motorizados.
Além disso, os pedágios são cobrados para VEICULOS AUTOMOTORES usarem as rodovias, com conforto e segurança.