O ano de 2022 não foi de brincadeira. Cada situação que o caminhoneiro passou… De projetos de lei no Tá Rodando em Brasília, podcast especial sobre as eleições e caminhoneiros, a como identificar o fake news. Nós aqui do Pé Na Estrada recheamos os seus dias com informações relevantes sobre as estradas. Agora é hora de fazer uma retrospectiva do que mais importante aconteceu neste ano. Aí vai um resumão dos acontecimentos sobre o trecho.
Janeiro
Jeneiro já chegou com Paula Toco falando sobre as mudanças da nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que passou a valer no meio do ano de 2022. Foi também nesse mês que o preço do diesel começou a subir e o governo iniciou propostas para a redução do valor dos combustíveis.
Sobre os caontecimentos mais relevantes, o governo federal sancionou o BR Mar, programa de incentivo à cabotagem, já o estadual de São Paulo autorizou a licitação do Trecho Norte do Rodoanel. Tivemos também o lançamento do novo sistema RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) ajudando a evitar a clonagem de veículos.
Fevereiro
No mês mais curto com maior volume de notícias, quando começou a rodar a variante da Covid-19, a Ômicron, sendo a nova preocupação no campo da saúde pública, com casos e mortes aumentando no Brasil. O que, segundo as transportadoras, não afetou a classe dos transportadores de carga.
Outro acontecimento que impressionou a galera do trecho foi a cratera aberta nas obras do metro de São Paulo, que precisou de 650 caminhões betoneira e 1,2 mil basculantes para o tamponamento com concreto.
Ainda, no resumão desse mês, o BNDES (Banco Nacional do Desevolvimento Social) apresentou as novas regras para o programa Finame Baixo Carbono. Foi também apresentado projeto que pune divulgação de gravações de infrações no trânsito, mas vetado quase que integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro no início do mês seguinte.
A polêmica foi o retorno a autorização do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para o uso do 4º eixo e retorno do cavalo 6×2 no bitrem e a nova lei da balança. O repórter Jaime Alves fez uma série de matérias falando sobre esses assuntos.
Foi em fevereiro também que então ministro da infraestrutura Tarcisio de Freitas decidiu que deixaria o cargo para concorrer ao governo de São Paulo, já apontando o substitudo Marcelo Sampaio. Freitas também passou a ser investigado pelo Ministério Público pela suposta instrução à PRF de “pegar leve” com caminhoneiros nas estradas.
Por fim, o governo incluiu a exigência de pedágios Fre-Flow aos contratos de concessão das rodovias. E teve lançamento de ferramenta para venda de veículo digital. Além disso, O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) aprovou projetos para substituir pontes de madeira no país. E a grande boa notícia desse mês foi o saldo de contratações no transporte, o maior em 9 anos.
Março
Veio a guerra entre Rússia e Ucrânia e isso contribuiu para a a falta de insumos agrícolas no mercado global e aumento dos combustiveis em 25% de uma só vez.
Isso impulsionou o governo a criar a lei dos combustíveis para redução dos tributos desse produto. Nesse mesmo período, anunciou investimentos em biometano e demitiu o presidente da Petrobras. Ainda de Brasília, o governo anuncia que vai lançar o RENOVAR, programa de Renovação de Frotas.
Março também foi o mês das mulheres, quando homenageamos contando a história de duas Cristais que tornararam-se caminhoneiras. E no dia da água demos destaque aos pipeiros que levam esse recurso às áreas remotas onde a seca impera.
Abril
Em abril também comemoramos o Dia Mundial da Segurança no Trabalho, com matérias sobre a segurança dos caminhoneiros e sobre buracos na rodovia, que, com certeza, é um problema nosso de cada dia. Mas no mês da mentira, infelizmente é verdade que a multa pelo não uso de cinto de segurança é a quarta maior ocorrência no DETRAN- SP.
Nesse mês a capacitação para condutores de rodotrem se tornou obrigatória, a ANTT também ajustou o valor da hora de parada do caminhoneiro. A guerra começou a mostrar seus efeitos e, com a falta de semicondutores, a Mercedes-Benz suspendeu temporariamente a operação em suas fábricas. Abril termina com mais um episódio da novela do diesel que chegou a R$ 7 reais nas bombas.
Maio
Chega a vez da Volkswagen paralisar a produção de caminhões pela falta de semicondutores. O diesel aumenta mais vezes e surge a especulação da falta do combustível no mercado brasileiro. A oscilação também incentiva a criação Medida Provisória que altera o cálculo do piso mínimo do frete com gatilho em 5%.
Maio também foi mês de ver os destaques no setor do agronegócio com evento Agrishow. Teve caminhão autônomo e com mudança de eixo na roda. Mas também foi o mês da campanha Maio Amarelo, quando trouxemos matéria sobre a importância da conscientização no trânsito para salvar vidas, e exemplos como de José, quer perdeu o irmão, também caminhoneiro, nas estradas. História que conhecemos no especial do Dia das Mães.
E olha só quantas outras coisas importantes aconteceram nesse mês: liberação do uso de porcas em pneus; uso de semirreboque com eixo elétrico para veículo de carga; e o governo começa a pensar no auxílio caminhoneiro.
Junho
Junho virou o mês verde, por meio de um projeto de lei, e mostramos empresas que adotaram veículos sustentáveis as suas frotas. Também teve inauguração de área de descanso para caminhoneiro em rodovia paulista, que o Trucão chegou a visitar para conhecer as instalações.
Esclarecemos a dúvida de um seguidor sobre o MEI caminhoneiro para transportadores de água, os pipeiros. Quanto à legislação, o uso de adesivos e letreiros luminosos passou a ser proibido nas áreas envidraçadas dos veículos. Governo também sancionou a lei de redução do ICMS vislumbrando a queda no preço do produto. E a promessa de conclusão das concessões das rodovias federais do nordeste.
Outro acontecimento relevante é que as associações, federações e influenciadores começaram a se mobilizar para evitar o bloqueio de caminhoneiros por gerenciadoras e seguradoras. A Petrobras anuncia mais uma alta no diesel e empresa perde seu novo presidente.
Julho
Chegamos à metade da nossa restrospectiva 2022. Ainda nem tinha começado a campanha eleitoral, mas o Pé Na Estrada foi pro trecho perguntar aos caminhoneiros o que eles esperavam do próximo governo. E mesmo sem campanha teve promessa, como a do governo paulista de não aumentar o valor dos pedágios até o fim do ano. O que não aconteceu na prática.
No mês das férias, o estradeiro não teve escanso, pois em julho assistimos o preço do diesel ficar mais caro que a gasolina pela primeira vez. Ainda, um estudo revelou que o caminhoneiro autônomo ganha pouco por muitas hora de trabalho.
Por outro lado, anunciamos o crescimento da participação das mulheres no transporte de carga, auxílio caminhoneiro vira realidade e temos a criação de um decreto obrigando a transparência dos preços pelos postos de combustíveis. Para fechar o mês, o DETRAN de São Paulo lançou uma ferramenta que identifica peças roubadas de veículos.
Agosto
No Dia da Cristal falamos dos desafios da mulher de caminhoneiro na estrada. Haja fé, já que um estudo mostrou que temos 4 vezes mais chances de morrer de acidente em rodovias federais. O diesel começa a cair, mas não podemos falar o mesmo dos acidente por embriaguez. Indo nessa via de aumento de segrança viária, faixas exclusivas de moto começaram a ser testadas em avenidas de São Paulo.
Teve também Lat.Bus, feira de transporte de passageiros, e foi lá que vimos os destaques em eletrificação para transporte coletivo e os ônibus rodoviários adaptados ao PROCONVE P8. O mercado também se aquece com a entrada da Volswagen no ramo de aluguel de caminhões. Mas a boa notícia desse mês para os estradeiros foi a validade indeterminada do RNTRC.
Setembro
Mais uma área de descanso para caminhoneiro, agora em Goiás, a primeira desse estado. Descobrimos se a CNH de motorista profissional vale para trabalhar em Portugal depois da liberação feita pelo DETRAN daquele país, que autorizou o uso da habilitação até o vencimento no Brasil.
Aproveitando o início da propaganda eleitoral, fizemos uma série de reportages para ajudar os caminhoneiros na hora do voto. Explicamos o que faz cada cargo, como desviar das notícias falsas, as famosas fake news, e mostramos até como elas são produzidas.
Gatinho do diesel em 5% para frete mínimo vira lei e a PRF lança um aplicativo com botão de emergência para ajudar principalmente o caminhoneiro. Em contrapartida, descobrimos, por meio de um estudo da CNT, que o Brasil está há mais de 15 anos sem investimento em ações de melhoria da educação no trânsto.
Outubro
Teve outubro rosa, mas como nem tudo são flores, um estudo mostrou a insatisfação dos caminhoneiros com relação ao preço do combustível. E oscilou mesmo no decorrer de 2022, levando o governo federal a anunciar a chegada de dois lotes de diesel importados da Rússia. Neste mesmo período, a ANTT aprovou a redução dos valores da tabela do frete mínimo.
Outubro também foi marcado pelo lançamento do aplicativo da PRF para ajudar romeiros e viajantes. Além disso, o Ministério Público começou a notificar empresas que usam informações de crédito para bloquear caminhoneiros.
Outra que não podia faltar na nossa restrospectiva 2022 é a possibilidade dos condutores receberem benefícios das empresas por boa conduta no trânsito. Na pegada do EURO 6/ PROCONVE 8 Volvo, Volkswagen e outras montadoras começaram a apresentar seus lançamentos pré-Fenatran.
Dentre os acontecimentos sobre o trecho mais polêmicos, tivemos a decisão da prefeitura de São Paulo de proibir a inclusão de novos ônibus movidos a diesel nas frotas dos coletivos da capital.
Novembro
Digamos que novembro oscilou mais que os preços dos combustíveis e 2022. Logo em seguida das eleições, manifestantes contrários aos resultados das urnas obstruíram importantes vias. E por isso publicamos uma matéria sobre como obter informações sobre bloqueio de rodovias.
Esse assunto rendeu tanto, com organizações defendendo os caminhoneiros que levaram toda a culpa pelos bloqueios. Teve, inclusive, fake news dizendo que o presidente eleito chamou os caminhoneiros de vagabundos.
Falando de coisa boa, teve também a Fenatran, com uma cobertura completa no Youtube, com lives da Scania e Iveco, reels no Instagram e diversas matérias sobre o assunto no site do Pé Na Estrada. Não poderíamos deixar de citar o caminhão feito por mulheres e para mulheres, o primeiro do mundo com banheiro na cabine; o caminhão movido a HVO e o autônomo…
Vimos também os 5 caminhões mais potentes da feira, sendo dois deles da Scania. Fechando o assunto Fenatran, mostramos outros destaques do evento como implementos que funcionam até com energia solar, pneus com garantia estendida, avanços tecnológicos em monitoramento e até caixa cozinha refrigerada.
Mudando de assunto, em novembro, os caminhoneiros ganharam mais 20 pontos de parada e descanso pelo Brasil e uma àrea de descanso concessionada em São Paulo Brasil. Ainda, o Contran ampliou o prazo para obtenção da CNH definitiva.
Por fim, também foi um mês chuvosos com deslizamentos de terra em estradas do Paraná, formou-se um caos que se estendeu até dezembro.
Dezembro
Por aqui Tivemos a Copa do Mundo, e claro, para não perder o clima, Paula Toco fez um apanhado das 5 rodovias onde o companheiro vive tomando 7×1. O Trucão também mostrou a competição de operadores de máquinas que tinha uma prova em que os operadores deveriam fazer um gol usando uma miniescavadeira.
Teve mais novidades, o canal Trucão e Toco, do Youtube, começou a exibir um episódio por mês com dicas de educação financeira específica para caminhoneiros. Também falamos de sustentabilidade, se a eletrificação é o caminho para o transporte de carga no Brasil e como as montadoras adaptaram os caminhões para o PROCONVE P8, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2023.
Ah e teve também o crescimento no mercado de aluguéis de caminhões pelas montadoras de veículos e as 5 maiores rodovias do Brasil. E para terminar, fica atento que têm restrições para circulação de caminhões nas estradas no fim do ano e alterações no agendamento de caminhões no Porto de Santos.
Por Jacqueline Maria da Silva.